A importância do RH nas Micro e Pequenas Empresas
- LUIZ LOBATO
- 14 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

A importância do RH nas Micro e Pequenas Empresas.
Nos dias atuais o RH é essencial para que uma empresa cresça de forma estruturada e sustentável, o departamento de gestão de pessoas pode funcionar como uma ferramenta de orientação para atrair os colaboradores certos para as funções na empresa, assim contribuindo na busca dos resultados esperados.
Neste sentido podem-se verificar as seguintes questões:
Como desenvolver e manter a gestão eficaz de Recursos Humanos em uma empresa de pequeno porte para envolver e reter talentos?
Como o departamento pode apoiar o processo de crescimento da companhia?
Estas questões são muito comuns para aos gestores das pequenas e micro empresas que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores e acreditam que o ambiente profissional é fundamental para seu sucesso no mercado cada vez mais competitivo.
Em minha opinião, o departamento de Recursos Humanos é essencial para que uma empresa cresça de forma estruturada e sustentável, uma vez que, a partir de um planejamento bem definido pela sua diretoria, o RH pode orientar os colaboradores na busca dos resultados esperados.
Mas, para que isso funcione de modo satisfatório, os diretores dessas empresas precisam enxergar no RH um verdadeiro aliado, pronto para garantir o suporte necessário na condução do crescimento das empresas.
O que muitos gestores não sabem é que mesmo uma empresa de pequeno porte pode, ou melhor, deve, ter um departamento de Recursos Humanos atuante e organizado para mediar as relações, compartilhar informações, criar padrões de trabalho e acompanhar sua evolução.
Mas como manter um RH de qualidade e atuante em uma empresa com poucos recursos financeiros?
Basta contratar uma empresa para selecionar candidatos?
Muitos erram ao tentar adaptar as empresas de RH, que somente realizam a seleção de pessoas como solução para seus problemas, mas o RH de uma empresa precisa estar presente sempre e fazer parte do seu DNA, pois é isso que garante as ações alinhadas com às necessidades da empresa em cada fase.
Numa pequena empresa a proximidade da equipe pode ser um grande diferencial, até competitivo. Uma equipe próxima tende a ficar mais forte e comprometida. E reforço que proximidade não significa falta de profissionalismo ou regras, mas a possibilidade de ser mais flexível e adaptável.
Entendo que quando se tem uma equipe menor, o RH consegue desenhar planos de carreira e desafios de acordo com perfil e aptidão de cada colaborador, sempre alinhado às metas da empresa, e acompanhar de perto o desenvolvimento do mesmo.
Mas como fazer isso, uma boa prática é procurar um consultor de RH ou um Administrador para que ele possa interagir e criar os meios de alavancagem de sua equipe.
Pode parecer que isso fica fora de seu orçamento ou sua capacidade financeira, mas por incrível que pareça, ter seu plano personalizado pode indicar o caminho que deve seguir para melhorar seus pontos mais fracos.
Lembre-se de sempre consultar um profissional especializado, pois uma prática só é boa para aquela empresa, não procure adaptar o que você vê em outras empresa gerar resultados por conta própria, pois o resultado pode levar você para um lugar onde não quer chegar.

Adm. Eco. Luiz Lobato
Diretor da Assertiva Inteligência Emprearial
コメント