A ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO HOJE
- LUIZ LOBATO
- 1 de mai. de 2013
- 2 min de leitura
Este post pretende apresentará aos alunos ingressantes no Curso de Administração o perfil requerido pelo mercado e o leque de oportunidades que existe para a atuação profissional do administrador.
De acordo com dados fornecidos pelo INEP, nos últimos oitos anos, o Curso de Bacharelado em Administração é o mais procurado dentre todas as carreiras de nível superior no Brasil.
Além do Brasil, nos demais países que buscam constantemente se desenvolver, o quadro não é diferente.
O mercado de trabalho busca administradores profissionais em diversas áreas: finanças, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micro e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, consultoria, auditoria de processos e em uma série de outras áreas nas quais se exige a profissionalização da gestão.
Esclareço aos ingressantes no curso de Administração que todas essas áreas e suas interações serão exploradas ao longo dos Cursos de Graduação em Administração ofertados pelas principais Universidades.
A Administração como ciência tornou-se ferramenta indispensável para que os negócios, de uma forma geral, alcancem elevados níveis de eficiência, eficácia e efetividade, mantendo-se competitivos em um cenário cada vez mais complexo e instável.
Então, cabe aos administradores liderar esse desafio que, em síntese, envolve planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, catalisando energias e alcançando ou superando os resultados desejados, sem ignorar os preceitos fundamentais da ética e da responsabilidade socioambiental que devem se sobrepor em qualquer relação com o ambiente.
Entendo que, administrar significa criar condições ideais para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz dentro das empresas e até mesmo fora delas.
É importante que o administrador acredite que todas as organizações, independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos, necessitam de sua intervenção como cientistas da administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer.
Assim o papel do administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos.
Por isso, saber compatibilizar, com equilíbrio, todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do administrador moderno.
Tenham todos, um bom curso e espero velos no mercado de trabalho atuando como verdadeiros administradores.
Adm. Luiz Lobato




Comentários