Quando a estratégia humana impulsiona a estratégia de negócios
- LUIZ LOBATO
- 20 de jan. de 2014
- 2 min de leitura
É de suma importância para a Administração aplicar seus conceitos no âmbito organizacional como forma comprovar empiricamente a teoria aplicada acerca de suas diversas áreas.
As empresas hoje devem estar sempre atentas para o planejamento estratégico, pois sem ele fica muito difícil a realização das atividades de médio e longo prazo.
Nos últimos tempos, a área de recursos humanos das organizações está tendo enfoque como nunca teve, desde a departamentalização da organização empresarial e da setorização das atividades nas empresas.
Essa departamentalização se deu com a implementação de organogramas, os quais hierarquizavam as relações de trabalho nas mesmas, dando, inclusive, maior autoridade para funcionários que estavam situados nas escalas mais altas do organograma e subordinação às suas ordens para aqueles que exerciam funções características de cargos situados mais abaixo do mesmo organograma.
De acordo com Chiavenato (2004, p. 34),
"A ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. Tratar as pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de massa cefálica produtiva. Assim, hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em recursos humanos [...]"
Segundo Sacoor (2007),
"Tornar-se num local agradável para se trabalhar constitui certamente uma componente principal numa estratégia de recrutamento bem sucedida. Porém, ser conhecido como um excelente lugar para se trabalhar é imprescindível para se aceder a um universo alargado de talentos."
A partir de então, a estrutura organizacional, passa a enfocar a visão estratégica e o ambiente social de trabalho – incluindo as políticas de qualidade de vida e responsabilidade social no trabalho.
Tais soluções no que diz respeito a políticas que tragam melhores resultados em suas metas de vendas e no potencial de seu corpo de colaboradores, vem sendo implementado em várias empresas para tentar atingir seus objetivos traçados no planejamento estratégico.

Comments