A consultoria gera resultados para pequenas e médias empresas fugirem da crise?
- LUIZ LOBATO
- 25 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

A recessão que está instalada em nosso País desde o ano passado, afeta diversos setores e em especial as pequenas e microempresas, devida ao baixo investimento em mão de obra qualificada na área da gestão empresarial, pois elas não possuem capacidade financeira para sustentar em seus quadros esses profissionais.
Uma solução está na busca por consultorias, os micros e pequenos empresários buscam nessa opção medidas rápidas e efetivas, pois assim contratam temporariamente profissionais capacitados para tratarem as suas demandas e assim tentarem enfrentar a crise com mais solidez.
A crise econômica continua no segundo semestre e o assunto não deixou de ser relevante e complexo.
A situação do mercado ainda é crítica em diversos setores e de fato, isso não é mais notícia. Contudo, o que os pequenos e micro empresários esperam são alternativas e soluções para que as empresas que se encontram em dificuldades não venham a sucumbirem à piora do quadro econômico nacional.
O fato de ser empreendedor e de tentar enfrentar à crise sozinho, não pode ser angustiante e intransponível.
Destaco alguns pontos que acho relevante para entender o cenário e tentar achar uma solução para seus tormentos:
O cenário pessimista;
A concorrência cada vez mais acirrada;
A incapacidade de auto-gestão;
O apagão de profissionais e
A crise na mão-de-obra qualificada.
Após o exposto, contudo, manter-se focado e com os negócios em constante atividade por ser na maioria dos casos, a única maneira de sobreviver nestes momentos turbulentos.
Eu acredito que o ideal é procurar especialistas que possam atuar junto a empresa para tirar ela do atoleiro.
O consultor é um parceiro ideal para atuar junto a essas empresas, pois ele pode tratar as demandas empresarias com agilidade, velocidade, facilidade, foco em resultados e tomada de decisão.
Esse pode ser um diferencial e o ponta pé inicial de sua virada, que todo dono de negócio precisa este ano.
Eu posso afirmar isso com muita propriedade, pois atuo como consultor e possuo uma empresa especializada em gestão que atua em diversos setores da economia, além de ser coordenador da Comissão de Trabalho, Emprego e Renda do CRA-RJ e ainda diretor do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro.
Eu acredito que: se identificarmos as necessidades sempre buscando entender o problema e as causas pode ser o ponto de partida para a retomada do crescimento.
Toda vez que realizamos qualquer ação sem que haja o devido estudo das implicações ou sem identificarmos qual o real problema, toda decisão tomada pode e normalmente leva ao declínio das atividades empresariais.
Sem esse diagnóstico preciso fica difícil propor qualquer solução", por isso, a empresa tem que ir a fundo para oferecer ações de correção e implementação de ações junto ao cliente, não basta apenas fazer sua parte e largar na mão do cliente.
O ideal é que se você não possui formação ou é empreendedor, procure uma consultoria para que acompanhe suas ações, pois pode acontecer algo fora do roteiro que fuja de seu conhecimento e atrapalhe o desempenho de sua empresa.
Eu poso afirmar que o trabalho de consultoria está aliado à capacidade que os próprios empresários têm de detectar seus pontos fracos e optarem por ajuda profissional antes que os resultados passem a ser apenas negativos.
Então, não deixe passar seus resultados para o negativo antes de ter uma opinião de profissionais de gestão.
A consultoria pode ser mais atrativa que você imagina.
Faça uma consulta você não se arrependerá!
Adm. Luiz Lobato
Comments